segunda-feira, 21 de maio de 2012

Freelancer x Clientes: como administrar este relacionamento?



     Muitos acreditam que trabalhar como carteira de trabalho assinada, vale-refeição e vale-transporte são ótimos argumentos para ser bem sucedido profissionalmente. Outros já partem do ideal que não ter chefe e não ter horário definido para exercer as suas funções profissionais é a melhor coisa que Deus criou e para ficar melhor deu um nome freelancer.
     O freelancer tem muitas vantagens, mas em contra partida passa uns bons bocados nas mãos dos clientes. O bom freelancer é aquele que saber receber e sabe melhor ainda o momento certo de dispensar o cliente.
     Não é fácil sobreviver com uma renda mensal, que pode vir a ser instável, você tem se tiver trabalho. Mas se o seu trabalho for de qualidade e praticar bons preços não terá problemas.
Neste ramo a divulgação boca a boca funciona muito bem, mas a internet chegou para dar uma forcinha para estes profissionais, que agora podem desenvolver sites, colocar seu portfólio on line, além de utilizar ferramentas como Twitter e Facebook como forma de divulgação.
     Os freelancers também podem receber o fee – trata-se de um valor fixo mensal, pré-negociado como pagamento do cliente à agência ou freelancer pelo fornecimento de um pacote mensal de serviços. Se for fechado este tipo de remuneração você terá, durante um período, uma remuneração mensal fixa.
     No começo não tem como ficar escolhendo cliente, tem topar o serviço para ir criando uma boa carta de clientes. Mas muitos podem se perguntar: E se eu pegar duas empresas com o mesmo nicho de mercado, o que devo fazer?
     Segundo o freelancer da área de designer, Ranielder Fábio de Freitas, não há nenhuma lei que proíba atender dois clientes da mesma área, apenas é preciso ter ética. “Eu particularmente faria trabalhos para clientes do mesmo ramo. Não vou deixar de atender a uma demanda, se tenho tempo hábil para isso e se vai render uma receita extra”, diz.
     Faça com os outros o que você gosta que façam com você. Trate bem os clientes, seja acessível, atenda ao telefone, não o deixe esperando, responda seus e-mails. Seja educado e não fale mal de outros clientes ou da concorrência.
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CONTRATO
     Um contrato bem redigido garante a ambas as partes uma grande tranqüilidade. Então, antes de assinar qualquer coisa, leia e releia, discuta com o seu cliente todos os itens presentes no contrato para que no andamento do trabalho não ocorram problemas.
     Seguindo estas dicas você, com certeza, terá um ótimo relacionamento com seus clientes e oferecerá sempre um trabalho de qualidade.

Por: Luciana Araújo

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