sábado, 1 de setembro de 2012

O surgimento do Jornal impresso

          O dia 10 de setembro é comemorado o dia do primeiro jornal editado no Brasil, o Gazeta do Rio de Janeiro, que começou a circular em 10 de setembro de 1808. Muito se discute quanto ao fim do jornal impresso e quais serão as novas tendências para o jornalismo. Mas você sabe como nasceu esse veículo de comunicação que deu origem a mídia?
          A primeira forma de se transmitir notícias foi o boca-a-boca, que se limitava àquilo que o informante via, ou seja, os eventos próximos ao local onde fora contada a notícia. Tempos depois, na Idade Média, os predecessores dos jornalistas eram os bardos viajantes da Europa Central, que reportavam e comentavam os acontecimentos do dia nas feiras, mercados e cortes aristocráticas.
          Houve também formas iniciais de transmissão de notícias por escrito que se desenvolveram até se transformarem naquilo que conhecemos por jornal impresso. Ele surgiu em Roma, onde notícias eram divulgadas por meio da Acta Diurna Populi Romani (“Relatos diários ao povo de Roma”), uma placa de avisos exposta em lugares públicos a mando de Júlio César que relatava factualmente o dia anterior e continha propagandas do governo, tais como os feitos militares, em maior quantidade que informação propriamente dita.
          Os primeiros jornalistas-escritores foram correspondentes dos príncipes governantes, das cidades imperiais, das cidades-estado ou das grandes casas comerciais. Durante toda a Idade Média até o início da Moderna, as notícias eram mais comumente transmitidas pelas suas cartas, onde os delineamentos entre correspondência particular e informação para o destinatário eram flexíveis.
          Com a invenção da prensa móvel por Gutemberg, em 1456, disseminou-se de uma maneira mais ampla as notícias; panfletos com notícias apareceram junto com os livros – mais precisamente, a Bíblia. Muito tempo se passou antes de se chegar às quatro características dos jornais modernos: difusão; atualidade; universalidade e periodicidade. Isto só ocorreu depois da Revolução Francesa, no século XVIII.
          A data do surgimento dos primeiros jornais a circularem com regularidade é controversa. Wally Hastings (2003) diz que o primeiro periódico foi o Mercurius Gallobelgicus, de Colônia, cujas edições em latim eram distribuídas em feiras de livros no ano de 1592. Já Carolina Galassi (2006) afirma que, segundo dados oficiais, o primeiro jornal teria sido o francês La Gazette, em 1631.
          No Brasil, o primeiro jornal impresso foi o Correio Braziliense, em junho de 1808, mas ele não era produzido em solo nacional. Foi a Gazeta do Rio de Janeiro, periódico lançado três meses depois, considerado o pioneiro no país. Hipólito José da Costa editava o Correio em Londres e o levava a capital carioca por navio, operação que demorava quase um mês para ser terminada. O Correio Braziliense, editado hoje em Brasília, recebeu o nome como homenagem ao antigo periódico.

Fonte: http://www.arianefonseca.com/index.php/de-olho-na-midia/o-surgimento-do-jornal-impresso

Nenhum comentário:

Postar um comentário